quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A CULPA DE EVA
E, vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu e deu também ao seu marido e ele comeu. (Gênesis 3.6)
Sabemos muito pouco sobre Eva, a primeira mulher do mundo, apesar de sabermos que ela é a mãe de todos nós, Eva foi a ultima peça do maravilhoso quebra-cabeça da criação de Deus. (Gênesis 2: 18 a 22) Ela também é vista como a chave mestra para o pecado pela maioria de nós, pois ela foi quem dialogou com satanás, foi ela quem primeiro comeu do fruto proibido, foi ela quem desejou.
Como seus descendentes herdamos sua propensão para o pecado, isso fica claro quando questionamos as suficiências de Deus para as nossas vidas.
Eva foi vulnerável à linha de ataque de satanás, e ele conhece as nossas fraquezas, sabia que a dela era falta de contentamento. Como poderia está feliz sem poder comer de uma das árvores frutíferas do jardim? Neste quesito caímos quase todos os dias, desejamos sempre o item que não está no nosso cardápio, lembra daquela gordura, o sal e o açúcar que o médico sempre proíbe? Mas quando chegamos à mesa é difícil resistir! E por que não falar das nossas insatisfações, por algo, muitas vezes supérfluo que desejamos esquecendo-nos das coisas tão importantes que temos?
Eva esqueceu que tinha a disposição milhares de árvores frutíferas e em sua mente só aparecia aquela. Que pena, Não parece familiar? Quantas vezes não transferimos a nossa atenção do muito que Deus tem nos dado para o pouco que satanás oferece? Quando vem aquele pensamento, como: “eu tenho que ter isso”. Abrimo-nos à inveja a ambição e todos os tipos de comportamentos egoístas para satisfazer nossos desejos. Quantos esposos ou esposas que tem uma família abençoada e feliz se deixam levar por um momento de estranho prazer e estragam-se pelo resto da vida.
A segunda herança que recebemos é a maneira como gostamos de transferir responsabilidades a outras pessoas. (Gênesis 3.13)
Acredito que Eva estava prestando atenção quando Deus estava falando com Adão, e planejou logo a sua resposta, imagino que quando Deus a olhou deve ter dito não me olhes , foi culpa da serpente! Como a sentença da serpente veio primeiro, Eva deve ter sentido um alívio, mas foi repentino como toda satisfação causada pelo impulso próprio, Deus recusou-se a aceitar a sua desculpa e considerou-a culpada de seu erro.
As conseqüências dos erros de Eva são bem conhecidas e nos -os humanos- temos seguido seu exemplo desde então, É tão fácil nos desculparmos de nossos erros culpando outras pessoas. É com certeza uma falsa forma de aliviar a dor da consciência, evitando se consertar com Deus e com as outras pessoas. Mas Deus conhece a verdade e considera cada um de nós responsável pelo que fazemos, quando culpamos alguém pelos nossos erros só aumentamos a nossa sentença.
Mas afinal, de quem herdamos mais, de Eva ou de Adão? Quem mais errou? Quem teve maior culpa? Eva ou Adão? Pois bem, com certeza, Adão teve maior parcela de culpa, e, portanto a maior herança recebemos dele. Por quê? 1º Eva não existia quando Deus fez o jardim (Gênesis, 2.8); 2º Eva não estava quando Deus conversou com Adão e pôs ele no jardim (Gênesis 2.15); 3º Eva não tinha sido formada quando Deus disse para Adão que não poderia comer o fruto da árvore da Ciência e da Vida, árvore esta que ficavam no meio do Jardim (Gênesis 2. 9,16 e 17).
Apesar de Eva ter sido criada junto com Adão conforme Gênesis 1:27, ela só foi formada, como já vimos no final da criação, tudo estava pronto, ela veio para coroar os grandes feitos de Deus. Deus a entregou para Adão, para ser sua companheira, esposa e ajudadora, digamos que ela veio completar Adão, disse Deus: “não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele. (Gênesis 2:18)

E você como vê? Dê sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário