Apocalipse 3:1. TENS NOME DE QUE VIVES, MAS ESTAIS MORTO.
O CONCEITO DE “CRISTÃOS NOMINAIS” é bem conhecido, e tem se multiplicado, pessoas que não se sentem bem em uma igreja, ou o pastor não fala o que elequer ouvir, então sai e logo se sente no direito de criar um movimento religioso, e então chama isso de evangelismo ou de igreja.
Então pensa em um nome e a coloca: o problema é que o nome nem sempre costuma dizer o que realmente a pessoa ou a entidade representa.
Você deve conhecer pessoas com nome recheado de santidade, como por exemplo, Maria de Jesus dos Santos, José de Jesus Raimundo Santos João de Deus, Maria do Espírito Santo etc. Na maioria das vezes, a pessoa não tem nada a ver com os seus nomes, Assim como José Pereira, não é a arvore que dá pêra e nem Maria ferreira não tem nada a ver com ferro, existe essa mesma discrepância, entre movimentos denominacionais chamados de Evangélicos. Infelizmente essa é a triste realidade: pessoas que se dizem crentes mas estão mortas em seus delitos e pecados, Efésios 2.1. São pessoas que jamais tomaram uma decisão verdadeira e consciente de seguir a Cristo e mesmo assim tem a etiqueta de cristãos ou evangélicos. Era esse tipo de “cristão” que Tiago tinha em mente quando escreveu. “Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Porventura a fé pode salva-lo (Tiago 2.14) Tiago não afirma com isso que podemos ser salvos pelas obras, mas estão afirmando que uma fé sem frutos o seja boas obras, é uma fé morta, o objetivo de Tiago não era contender com Paulo a doutrina da justificação pela fé verdadeira, mas sim os advertindo a favor dessa doutrina tão importante, Tanto Paulo quanto Tiago definem a fé como uma confiança viva e produtiva em Cristo Jesus. Paulo diz muito bem ( romanos 3.5-8) As obra do cristão são frutos do espírito, e nunca vai de encontro com a justiça de Deus mas se for diferente é obra da carne, e Paulo diz ( E se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto trazendo ira sobre nós? ( Falo como homem) De maneira nenhuma! Doutro modo, como julgará Deus o mundo? Crer por crer é tão vazio quanto um vácuo, e Tiago vai mas alem quando pergunta “crês, tu, que há um só Deus? Fazes bem ; também os demônios o crêem e estremecem ( Tiago 2.19. Eles acreditavam que havia apenas um Deus, mas apesar disso, Tiago está dizendo que se não produzissem as obras que significariam o fruto do Espírito eram igual o pior do que o monoteísmo dos demônios, Será que hoje não está igual os tempos de Paulo e Tiago. Quantas pessoas não continuam como eram antes, ou até pior, por causa de um falso evangelho. pregado por quem não tem compromisso com o Reino de Deus, Paulo nos dá um belo exemplo quando escreveu aos Romanos dizendo (Jesus Cristo Nosso Senhor, por intermédio de quem viemos a receber graça e o apóstolo por amor do seu nome, para obediência por fé, entre todos os gentios, Romanos 1.4 e 5. Ai vemos que importa, não somente aprender uma doutrina cristã intelectualmente, mas obedecer a palavra, confiar, crer no Senhor Jesus Cristo, arrepender-se e segui-lo, e esse é apenas o começo do discipulado.
A fé verdadeira será reconhecida pelas obras,
Tiago questiona seus destinatários, apresentando-lhes dois exemplos, ( Não foi por obras que Abraão o nosso pai foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o seu próprio filho Isaque? ... De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e o fez partir por outro caminho, Tiago 2.21,25. Tiago usa dois extremo em matéria de ser humano, Abraão sempre procurou uma vida integra, enquanto Raabe era uma prostituta pagã, que não tinha nem o direito de entrar na cidade, a qualquer hora, Ela creu que Deus havia dado Canaã aos Israelitas , creu e agiu ajudando os espias.
Hoje o que mais precisamos fazer é vigiar e orar, para que a Palavra de Deus ouvida e falada traga conseqüências praticas à nossas vidas.
Abraão agiu básiado no que lhe fora dito pelo Senhor cerca de Isaque. E Raabe também agiu mediante o que escutara, a cerca do povo de Israel,
Igual a Raabe somos defrontados todos os dias com mesma decisão, caminhar com a maioria, ser amigo do mundo e deixar que o espírito da época atual nós condicione a pensar, falar, andar e agir,, ou abrimos nossos corações ao espírito santo, que continua batendo e dizendo eis que estou a porta e bato (apocalipse 3.20) A decisão sempre é nossa, essa é a grande encruzilhada onde temos que decidir diariamente, Ouvimos a voz do Espírito Santo abrindo o coração para que ele entre ou segumos o conselho dos ímpios como fazem a maioria.
Lembrando que quando decidimos seguir a Cristo, temos a maioria testemunhando contra nós, tentando transformar as nossas boas obras em escandalosas mentiras, como fizeram com o próprio Senhor Jesus.
O verdadeiro evangelho é aquele que transforma, é o evangelho de amor, não fica apontando erros, ele limpa o pecador fazendo com que ele mesmo confesse e deixe-o, o verdadeiro evangelho é o evangelho de boas obras, não busca apenas o seu interesse, mas pratica a caridade, e esta a uma das grandes características de quem tem o verdadeiro Evangelho, é um ramo seguro na Arvore, é um ramo que dá fruto. Mas o fruto do falso “evangelho” é a inveja e a maldade.
Tiago faz outra pergunta. ( Quem entre vós é sábio e entendido? Mostre-me pelo seu bom procedimento as suas boas obras em mansidão e sabedoria. “Tiago 3.13 e14” E continua. Mas, se tendes em vosso coração Amarga inveja e sentimento faccioso, não vos glorieis nem mintais contra a verdade, Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena animal e diabólica, Pois onde há inveja e sentimento faccioso, aí a confusão e toda obra má. Mas a sabedoria que vem do alto é Primeiramente PURA, depois PACIFICA, MODERADA,, TRATÁVEL, cheia de MIZERICORDIA e de bons FRUTOS, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
E termina o capitulo três dizendo Ora o fruto da justiça semeia-se em PAZ para os que promovem a PAZ, Com certeza Tiago também está dizendo que, a inveja e maldade são fruto da injustiça
Belém 22 de Agosto de 2012.
Pr Ananias Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário