terça-feira, 29 de abril de 2014

A IGREJA E A ORDEM IMPERATIVA DE JESUS (Marcos 16.15 e 16)
“Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizada será salvo; quem não crer será condenado”. Meus amados ouvintes, tenho falado bastante a respeito dos mandamentos do Senhor Jesus, aqui nesse programa, e hoje continuarei meditando convoco, nesse tão palpitante assunto, pois quando saio nas ruas de Belém, a nossa linda cidade, e vejo a quantidade de igrejas espalhadas em quase todas as ruas, e por outro lado vemos a maneira como está a sociedade cada vez mais violentas, a mentira e a iniquidade, a corrupção, e a imoralidade  aumentando generalizadamente, o amor esfriando escandalosamente, temos que ficar preocupados, olhar pra nós mesmos e nos perguntar se estamos fazendo o que Jesus nos mandou, ou estamos fazendo aquilo que nós achamos que devemos fazer.
Em Mateus 28, versículos 18 e 19, depois de Jesus afirmar que tinha todo poder no Céu e na Terra, disse, “Portanto ide ensinai todas as nações, batizando em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo”. Isso também não foi um pedido, foi uma ordem, e como o Ide de Marcos 16, não foi apenas para os discípulos da época, mas pra todos os seus seguidores, em todas as gerações. Essas palavras declaram o alvo, a responsabilidade e outorga a grande tarefa missionária da Igreja.
A Igreja deve ir em busca dos pecadores, e pregar-lhes o evangelho, Jesus não disse chamai os pecadores, mas ide a eles. É lógico que primeiro recomendou-lhes que se preparassem, e esse é um passo muito importante, muitos acham que não precisam se preparar, se acham preparados, mas é bom lembrar que os discípulos passaram três anos com Jesus, mas, antes de retornar ao seu lugar o trono do Pai, recomendou aos discípulos dizendo “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai. Ficai em Jerusalém até que do alto sejas revestidos de poder”. Lucas 24.49, Essa grande preparação se deu por que eles obedeceram a ordem do Mestre, e assim que receberam, começaram a maior obra comissionada a eles: a pregação do Evangelho e a ensinar as nações.
Todos sem exceção, até o medroso Pedro que antes havia negado com medo até de uma escrava agora, se tornara o maior e mais eloquente pregador do Evangelho entre eles, parecia ser o mais preparado para pregar. Isso mostra que o Espírito Santo veio realmente para nos preparar e ensinar. Gloria a Deus! Mas, e nós? Como estamos e o que estamos fazendo para o Reino de Deus? Os discípulos revolucionaram o mundo deles, era um mundo pequeno, é certo, mas eles eram apenas 12, e não tinham o recurso que temos hoje.
Um dos grandes problemas de hoje é que Jesus nos mandou ir aos pecadores e nós estamos fazendo o contrário: estamos construindo templos e esperando que eles venham, e ainda oramos pedindo que Deus os mande vir. Será que não estamos errados? O Senhor disse “Ide” pra nós e nós estamos dizendo pra Ele “manda Senhor que eu quero ensiná-lo”. A maioria dos pregadores de hoje só prega nos templos e normalmente só pra crente, as suas mensagens também não são doutrinárias nem evangelísticas, são muitas vezes inovadoras misticistas, programadas e enganadoras atinge o lado emocional das pessoas e não a alma, a pessoa sai emocionada ou alegre, mas não arrependida ou salva. Entretanto o Senhor Jesus mandou pregar o arrependimento, para remissão de pecados, Jesus nunca emocionou as pessoas.
A missão da Igreja é ensinar a verdade, mesmo na adversidade, pois a responsabilidade pela verdade é da Igreja, e hoje tem evangélico em todos os lugares graças a Deus. Mas que tipo de evangélico nós somos? Jesus disse “Vós sois a luz do mundo”. Será que se todas as pessoas que se dizem evangélicas brilhassem como luz o mundo não estaria melhor?  Se 50% dos que se dizem Evangélicos fossem realmente o sal da terra o mundo não estaria menos podre? Com certeza estaria.
O grande problema não é o mundo, são as pessoas mal preparadas ou sem preparo para enfrentar os problemas que o mundo tem, e Jesus deu essa incumbência a sua igreja, e quem é a sua igreja? Se somos nós, então o que está faltando para agirmos? Nos dias do profeta Ezequiel, Israel todo estava como casa rebelde, e o Senhor nomeia o profeta Ezequiel para pregar a eles as mais duras profecias proferida por um profeta, no capitulo 2 e verso de número 7, Deus diz a Ezequiel “Mas tu deras as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são casas rebeldes”, e no capitulo 3  a partir do verso 17 até o verso 21, o Senhor lhe diz:
(17) “Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel, e tu da minha boca ouvirás a palavra e os avisaras da minha parte, (18) Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; não o  avisando tu, não falando para avisar-lhe a cerca de seu caminho ímpio para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua maldade mas o seu sangue requererei da tua mão. (19) Mas, se avisares o ímpio e ele não se converter de sua impiedade e de seu caminho ímpio para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua maldade, mas tu livraste a tua alma
(20) Semelhantemente quando o justo se desviar de sua justiça e fizer maldade, e eu puser diante dele um tropeço ele morrerá, se tu não o avisares de seu pecado, ele morrerá no seu pecado porque não o advertiste, as obras de injustiça que ele terá praticado não serão levado em conta, mas exigirei da tua mão o sangue dele. (21) Mas se advertires o justo para que ele não peque e ele não pecar certamente viverá e tu livraste a tua alma por que o avisaste.
Você poderá dizer: isso era para os antigos agora estamos no tempo da graça. Sim, mas Deus continua o mesmo e sendo a própria justiça exige que sejamos santos e justos, não há santidade sem justiça. Paulo ao doutrinar aos irmãos de Corinto pergunta-lhe “Não sabeis vós que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus?”. Vejam quanta responsabilidade temos com os ímpios, Deus mandou o seu filho pra sofrer, morrer ressuscitar, e edificar a sua Igreja e a ela deu essa árdua, mas linda missão, de ensinar as nações do mundo todo, e se somos a Igreja do Senhor, a missão é nossa: minha e sua, e temos essa responsabilidade, e se não a cumprimos, o Senhor vai cobrar de nós. Como Ezequiel, nós somos o atalaia que o senhor Jesus constituiu, quando disse “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura” (Marcos 16.15). E sabendo que o mundo estaria tão cheio de maldades injustiças, depravado e sem controle em nossa época, também disse “É me dado todo poder no Céu e na terra. Portanto, Ide ensinai as nações batizando-as em nome do Pai do Filho E do Espírito Santo” (Mateus 28.18 e 19). Ele não nos deixou só, Mandou o Espírito Santo para nos ajudar. Então, amado irmão, não importa a sua idade, enquanto você estiver vivo pregue a palavra, pois ela só ela é verdadeira salvação.
                                                                                 
Pr. Ananias Ribeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário